Digitalização E Interrupção, Por Xavier Ferràs 1

Digitalização E Interrupção, Por Xavier Ferràs

nas últimas semanas, estão acontecendo notícias chocantes sobre como a inteligência artificial está penetrando em todos os campos da empresa. Bridgewater Associated, o superior hedge fund do mundo, divulgou que trabalha em um sistema inteligente que permita substituir todos os seus analistas, evitando, desta maneira, a variabilidade emocional pela tomada de decisões de investimento.

Simultaneamente, Fokkuku Mutual Life, empresa japonesa de seguros, foi tornado público que substituirá muitas dezenas de seus técnicos por algoritmos. A IBM agora atacou o sistema financeiro em setembro de 2016, com a compra de Promontory Financial Group, uma das principais firmas de consultoria de Wall Street. Seu sistema IBM Watson engullirá o dado da companhia (com uma capacidade de absorção de fatos equivalente a um milhão de livros por segundo) e será treinado pra se tornar muito rapidamente um hiperexperto consultor financeiro. Como vão transformar o setor financeiro e da banca de investimento? O Desaparecerá da profissão de analista financeiro?

  • DisplayPort 1.4 a com Display Stream Compression (DSC) 1.Dois
  • cinco Pangénesis e Lamarckismo
  • Mixirica30-10-2015 14:16
  • O mosaico sul: “o batismo no Jordão”
  • Mas o bilinguismo não era isto
  • 24 de agosto de 2018

Facebook pode operar neste instante em Portugal como faculdade de dinheiro electrónico, tomando posições em banca. O que aconteceria se um dia uma das grandes plataformas digitais obter as licenças necessárias para operar como um banco comercial? O que aconteceria se o Google nos pedisse domiciliar a folha de pagamento?

As grandes plataformas digitais têm capacidades únicas de segmentação do mercado, chegada ao usuário término, oferta personalizada e motores de inteligência suficientes para investir dinamicamente as nossas economias em qualquer parte do universo, à velocidade da iluminação. Operando, além disso, à escala global, e com grandes economias de escala e de escopo.

Um único algoritmo poderia responder on-line, de modo personalizada, centenas de milhares de consumidores. Algoritmo que, também, você podes ter avançadas interfaces de voz e compreender a linguagem natural (responder acertadamente a questões). Onde ficam as agências bancárias convencionais neste episódio?

Os gigantes digitais dispõem de vantagens competitivas imbatíveis pra dar serviços financeiros: controlo absoluto da chegada ao usuário fim, recursos de computação e de inteligência artificial em massa, da rede de dado global, e marca reconhecida. A digitalização do mundo económico avança imparável, em amplitude e em profundidade.

Ainda mais setores são afetados na transformação digital e esta tem superior potência, assumindo funções de tomada de decisões complexas e, até já, tarefas criativas. Uma sensacional estratégia exige exclusividade e elegância, originalidade e harmonia. Deve ser formoso, como a arte. E, de fato, hoje algoritmos inteligentes conseguem estudar os padrões musicais de Bach e compor outras melodias, como se fossem do cantor original. Ou pintar quadros de Rembrandt.

Ou escrever haikus, poemas curtos japoneses. Os robôs neste momento sabem como despertar emoções. A digitalização está transformando o universo de forma crítica e, algumas vezes, traumática. A empresa de taiwan Foxcomm, um dos maiores empreiteiros de manufatura do universo, fornecedora da Apple, divulgou no ano passado a substituição de 60.000 funcionários por robôs.

Agora revelou os planos para automatizar a prática totalidade de suas linhas de recurso. 40.000 robôs flexíveis ( foxbots) estão preparados para substituir a centenas de milhares de humanos da Ásia. Os robôs não se queixam, não descansam, não organizam greves, trabalham sem requisitar nada em troca, e são mais produtivos à capacidade que aprendem com eles mesmos. O que acontecerá se, chegado o instante, qualquer serviço humano, manual ou cognitivo, repetitivo ou personalizado, poderá ser desempenhado por um sistema digital? O que acontecerá se o ser perde o seu sentido econômico?

Na verdade, a pessoa vai escoltar um modo que permite prever a sua decisão. Mas, o terreno de as previsões não é tão fácil quanto agarrar os altos índices de similaridade e reuni-los. A realidade é muito complexa, e, desta forma, é necessário um extenso leque de variáveis. Chegados a este ponto, um aspecto claro sobre a IA é a indispensabilidade de um espaçoso leque de detalhes. Há alguns anos, pronunciar-se a respeito as famosas pesquisas para conquistar obter o detalhe que se requer. Não obstante, como na série Dr. House… o mundo inteiro mente.

Palavras-chave: