O pajés estava puto com o universo, pois que suas culturas intensivas iam de mal a pior por causa das pragas, do exagero de produtos químicos e os preços para a baixa. Pesquisando por intermédio da internet se encontrou com a estévia, de Paraguai e decidiu tentar a tua sorte.
Pediu sementes por e-mail e as plantou na sua amada terra, recriando o clima tropical em uma estufa. A estévia é um adoçante entre 250 e 300 vezes mais potente do que o açúcar de cana, mas sem contra-indicações. A planta, além do mais, é referência de proteínas, fibras, ferro, fósforo, cálcio, potássio, zinco, vitaminas A e C. E ainda há mais: não engorda por causa de não favorece com calorias ou gorduras saturadas, nem ao menos açúcar, nem ao menos colesterol, nem hidratos de carbono.
Josep mimó culturas e começou o teu trabalho evangelizador. Deu-plantas a destro e sinistro e ouviu a seus colegas e freguêses que tomavam as folhas verdes ou as infusões. O grande dificuldade é que a legislação não permite opinar a planta stevia como alimento e, desse jeito, só se poderá vender como ornamental.
o que É mais, está proibido de sublinhar o seu emprego terapêutico e, dessa maneira, não se poderá negociar com tuas folhas secas ou verdes pra infusão -bem que a Administração espiar pro outro lado-. Isto fecha as portas para a sua difusão e o aproveitamento dos nutrientes e proveitos que pode trazer. O que permite a Lei é vender adoçantes de estévia em comprimidos ou em modelo que simula o açúcar, porém só depois de ter sido submetida a um recurso químico.
Estas frases de Pàmies fraguan como verdade no momento em que você visita o linear de um supermercado. A título de exemplo, um adoçante de mesa, que é, em vasto “Stevia sem calorias” contém 2,4% de extrato da planta. A conversa com o agricultor espanhol passa dentro de um viveiro gigante, ao calor de 120 tipos de plantas medicinais e milhares de stevias que parecem longos brotos e que apuran o verde que irá abrandar a partir de novembro. Antes de receber a ZEN, deu uma palestra pra futuros engenheiros agrônomos e, à tarde, tinha uma conferência em Martorelles (Barcelona).
a difusão dos proveitos da estévia está ativa 24 horas por dia, sete dias da semana. Aos sábados, ademais, há oficinas pra famílias que vêm de toda a Espanha pra estudar a cultivar e difundir a planta. O poder adoçante de esta planta é fascinante: “Em folha fresca é sete vezes superior que o açúcar. No momento em que está desidratado é oitenta vezes superior”. É tão potente que, no começo, a toda a hora te passas de travagem e as bebidas são muito doces pro paladar habituado ao açúcar.
Segundo Josep fala das maravilhas infinitas do açúcar verde, Carlos García -fotógrafo nesse relatório – servidor e vamos arrancando folhas e mascando. Como o cultivo é ecológico -é creditado com restos de conchas do mar e outros fertilizantes naturais-, não há que lavar.
- Dois Expedições espanholas
- dois Conselho Central
- Subsídios que sejam imputáveis ao exercício em que nos concedem
- Rotação de caixa e bancos
- Reserva de encontro com o Cartório
- Planejamento e execução
É deliciosa, seu sabor é um cruzamento entre o anis, o alcaçuz e o paloduz de nossa infância. De fato, um gigante farmacêutico suíço “pediu dezenas de patentes da estévia pra uso médico, uma delas para impossibilitar que os atletas de longas distâncias têm pássaros”, prossegue Pàmies. O apóstolo da estévia é lançado com propriedades terapêuticas, que oferece tem a planta. O direito é que, apesar de existam publicações científicas, do mesmo jeito que os seus proveitos, não há pesquisas conclusivas que tenham sido endossados por grandes meios de intercomunicação como ‘Lancet’ ou o ‘British Journal of Medicine’.
Em Portugal houve médicos que queriam preparar-se em pacientes o efeito da estévia, mas suas iniciativas foram contidas por “comissões de ética” e “as farmacêuticas”, segundo garante Josep Pàmies. Existem muitos especialistas em Medicina que respaldam a Pàmies. Hoje, comemora-se em santa maria da feira a Feira de Alimentação e Saúde, que de vinte conferencistas, dez são médicos. Michelin Construções Dacosta ou Ferran Adrià.
Porém Pàmies não só rema a favor deste adoçante natural. À medida que fala, nos ensina um outro de seus tesouros botânicos: a planta chamada kalenchoe. Esse arbusto de folhas carnosas, popular vulgarmente como “colombiana”, é o seu remédio pra auxiliar a que os doentes de cancro, regenerando o tecido smartphone.